quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Minhas inspirações pra dieta Dukan.


Vou explicar pq decidi pelo Método Dukan e não pelos métodos convencionais (alimentação saudável, acompanhamento com nutricionista e exercícios)
Vamos lá aos meus argumentos (totalmente contestáveis, é claro) e te deixo à vontade caso queira arrancar os cabelos de raiva. Não ligo ok?
Escolhi pq eu quis,oras! To pagando! Simples assim. Não não é verdade, to brincando. 

Por que não mudei minha alimentação?
Tentei mudar, juro! Mudei muito dos meus hábitos alimentares principalmente durante as minhas duas gravidezes (essa palavra é muito esquisita!) tive hipertensão gestacional na segunda gestação e de brinde diabetes. Precisei mudar radicalmente minha alimentação, afim de levar uma gestação mais normal se é que isso era possível (grávidas, tampem os olhos, mas a minha segunda gestação foi um pesadelo! nem te conto pq assim vc vai procurar um analista ou ligar pro seu médico a cada vez que tiver um espirro, deixa pra lá que isso não tá sendo levado em consideração nesse momento e a hipertensão progrediu pra Pré Eclampsia no final) No fim deu td certo pq eu to aqui escrevendo essas palavras tão singelas... fique tranquila pq o bem vence o mal e espanta o temporal como diriam os Smurfs.

Quando minha filha mais nova nasceu eu estava até mais magra do que estava quando engravidei e mantive o peso durante todo o período de amamentação. Daí em diante comecei a engordar, comia muito, muito errado e fui ganhando peso e o resultado disso foi voltar pro peso final da gestação primeira gestação totalizando 83 kgs o que não era muito legal. Na segunda gestação eu engordei apenas 6 kgs.
As crianças foram crescendo o tempo da mamãe se tornando cada vez mais complicado de administrar e aí mamãe comia porcarias durante o dia pq simplesmente esquecia de comer nas horas certas. Era mais fácil comer biscoito recheado do que preparar alguma coisa mais saudável. As calorias me traziam conforto momentâneo e eu não me importava muito com o resultado disso.

Pq eu não procurei uma nutricionista?
Já havia feito consultas com nutricionistas antes, e confesso que me arrependi todas as vezes, pq simplesmente montar um cardápio igual ao das revistas de neuroses, ops, digo de beleza eu já tava farta. Nunca houve um cardápio personalizado de verdade e ninguém conseguia me convencer disso.

E os exercícios?
Bem, como já devem saber eu corro faz mais de um ano através de um clube de corrida aqui de Londrina que é chefeado pela Márcia Peres da Associação médica. Conheci o grupo através de uma grande amiga. Fui gostei e de lá não quis mais sair. Aprendi a correr (ou pelo menos tentar correr) mas o sobrepeso atrapalhava um bocado e ainda atrapalha.

A corrida veio de encontro num momento que eu estava sofrendo de insônia e engordando cada vez mais. Não era raro eu estar no computador durante as madrugadas trabalhando e comendo chocolates. Daí revoltei e resolvi procurar alguma coisa me  ajudasse nisso. A corrida seria perfeita, pq me sentia culpada em ir pra academia em horários normais de gente normal (mães não podem se dar ao luxo disso), afinal precisava deixar duas menininhas pequenas em plena hora de banho/janta/mamá/cama aos cuidados das avós, do pai e de quem mais tivesse disponível. Pra mim isso era um desconforto. Já os treinos de corrida aconteciam as 5:50 da manhã, é minha gente, acordar as 4:30h pra quem ia dormir as 4:30 já ia ser uma mudança e tanto. Assim não precisaria atrapalhar ninguém pra me exercitar, pq nesse horário as crianças dormem como anjos, o marido dorme o sono dos justos. Era perfeito!
 Depois de um tempo a corrida se tornou uma necessidade médica descobri que era hipertensa e com a diabetes batendo à porta, coisas herdadas de mãe e pai e manifestadas durante duas gestações.
Como comecei a praticar fui me animando, mas o peso nunca diminuia. Bem é muito frustrante vc ler td que existe sobre corridas e descobrir que é uma das atividades mais emagrecedoras que existem, e pq isso não acontecia comigo? 1 ano depois eu estava mais saudável mas eu queria ser magra tbm.  Tive algumas lesões que começaram a me limitar e isso foi me desmotivando já que eu não obtinha o resultado esperado.

No começo desse ano uma amiga citou que o marido havia começado uma dieta maluca e que ele (que é médico) havia perdido 7 kg em apenas uma semana. Discursamos sobre a tal dieta durante o percurso do treino certas de que era loucura e tal. Passado algum tempo ela mesma estava testando a dieta já que ela tinha uma meta de perder 9 kg (nunca pensei que ela tivesse esse peso pra perder pq ela sequer era gordinha, ela é linda, corpo lindo enfim, como toda mulher tbm se sentia insatisfeita com o corpo dela) e em poucos meses estava lá ela toda magriça, elegantérrima e feliz com seu novo corpo e medidas. Ela com isso me apresentou um grupo no facebook onde mulheres faziam essa dieta, trocavam receitas, artigos, experiências enfim, era um grupo de apoio as Dukanetes de plantão. Td muito motivador mas eu ainda olhava com olhares bem críticos pq parecia loucura me sacrificar por uma dieta dessas. Brincava com td mundo dizendo que estava na fase de ataque e que atacava o que viesse no prato.

Mas de uns tempos pra cá comecei a ver cada vez mais pessoas aderirem e entre uma delas estava outra amiga do grupo de corrida chamada Andrea Cazella. Na verdade ela foi a minha musa inspiradora. ( no post sobre a corrida da Unimed eu citei a moça de bonézinho branco) pois bem, ela foi quem me impulsionou a tentar.
Muitas pessoas haviam comentado sobre a dieta, explicado pra mim sobre como funcionava, mas nada é mais forte do que o exemplo. Vi a Andrea mudar de forma física radicalmente ( em um mês ela havia perdido em torno de 9kg) e isso pra mim foi o suficiente pra eu dar meu primeiro passo... e aí a tão temível semana de ataque se iniciou no dia 06/08 e hoje 15/08 resultou exatamente -2kg na balança. Parece pouco mas fazia muito tempo que não via meu peso baixar e de qualquer forma é animador.

Minha experiência com a dieta ainda é pequena se comparada com algumas moças que conheci no grupo no Facebook, mas já tenho argumentos suficientes pra crer que funciona de verdade. E é nessa verdade que tenho me apegado até então.

Se te convenci? não sei, mas eu to convencida suficientemente de que terei uma nova chance de voltar aos meus 60kg. 

Bem, amanhã é o dia de PL (proteínas e legumes) e isso me faz muito feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fotógrafa, Publicitária, Designer, Mãe, Artesã, Promoter enfim sou multifuncional.